Vetar o aumento do IPTU prejudica os mais pobres, Prefeito?

por Roberto Lacerda Barricelli (publicado originalmente no site robertolbarricelli1.wordpress.com)

 

haddad

Normalmente eu posto utilizando apenas a razão e números, mas desta não me contive e será perceptível também “alguma” emoção. O Ministério Público, através do Promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes, obteve liminar impedindo a sanção do projeto que aumenta o IPTU no Município de São Paulo. A liminar foi deferida pelo juiz Emílio Migliano, da 7ª Varada Fazenda Pública da Capital, ontem, 05 de novembro de 2013.

Ao sancionar um projeto que está vetado pela justiça e sabendo disso, mesmo não tendo recebido notificação oficial ainda, o prefeito Fernando Haddad mostra seu desprezo pela justiça, pelos cidadãos e seu autoritarismo, típico em políticos do PT.

Mas o revoltante é a seguinte frase proferida por Haddad: “Até o presente momento não fomos informados oficialmente da decisão, mas quando formos informados, como a decisão prejudica a metade mais pobre da cidade, vamos recorrer”.

Prejudica os mais pobres da cidade, Prefeito?

Ou o senhor é desinformado, ou mau caráter, para afirmar tamanha falácia.

Primeiro, Prefeito, porque enquanto a diminuição do IPTU para esses “mais pobres” é de no máximo 2% e olhe lá, o aumento do IPTU de até 20% para residências baseado na falsa valorização gerada pela bolha especulativa imobiliária que estourará a qualquer momento, ao invés da inflação do período é uma atitude desonesta, ou no mínimo burra.

O aumento ocorrerá independente das pessoas nessas moradias terem aumentado ou diminuído seus rendimentos e neste último caso terão que pagar enquanto aguardam a negativa da prefeitura para isenção ou reajuste e depois a decisão judicial para revogar o “não” da mesma prefeitura. O que pode demorar anos. Há mais ricos ou classe média? Essa medida afeta mais os trabalhadores entre a Nova Classe Média e a “antiga”, do que ricos. Principalmente por que a definição de “rico” para o senhor é claramente todo aquele que não é pobre e ponto. Ou seja, o indivíduo que é recompensado pelo próprio trabalho e do qual a Prefeitura, que não trabalhou para gerar os rendimentos dele, lhe toma parte dos rendimentos com IPTU e outras taxas, tarifas, tributos, etc.

Em segundo lugar, Prefeito, o aumento de 35% para imóveis comerciais, com a mesma base burra de cálculo, afetará as empresas que empregam mais de 51% dos funcionários CLT na cidade de São Paulo, as MPEs, e deixará aproximadamente 119 mil pessoas desempregadas e os produtos da metade do comércio mais caros, segundo estudo do SEBRAE. São pessoas mais pobres que perderão seus empregos e terão que pagar mais caro até pelos produtos de primeira necessidade como alimento, produtos de higiene pessoal e papel higiênico.

Ou o senhor desconhece, ou tem a cara de pau de fingir que desconhece que os trabalhadores que estão no comércio e perderão seus empregos são os mais pobres que trabalham para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do comércio como: caixas de “mercadinhos” e mercados de bairro, atendentes de lojas, recepcionistas, vendedores, operários, etc. O senhor acha que eles são ricos e os exclui da sua conta dos “mais pobres”, Prefeito?

Onde diminuir no máximo 2% do IPTU dos mais pobres, deixar 119 mil deles desempregados e pagando mais por produtos e serviços os ajuda Prefeito? Só no Mundo de Alice que o senhor deve viver.

Ou és muito incapaz e desinformado, ou um tremendo mau caráter e hipócrita, que finge beneficiar os mais pobres, dos quais tem nojo. Prefeito.

 

Fontes:

Estadão – http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/mesmo-com-veto-da-justi%C3%A7a-haddad-sanciona-aumento-do-iptu

SEBRAE – Estudos e Pesquisas – http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas/temas-estrategicos/conjuntura-economica

InfoMoney – Com aumento do IPTU, comerciantes repassarão custos para consumidores – http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/3034160/com-aumento-iptu-comerciantes-repassarao-custos-para-consumidores

Portal Brasil – Mapa das Micro e Pequenas Empresas – http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/02/o-mapa-das-micro-e-pequenas-empresas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s