Como o capitalismo abrandou a fome no comunismo soviético

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sempre que se busca demonstrar o ineficiência do planejamento central e do cálculo econômico no regime comunista, muita gente cita a longevidade do governo soviético. A resposta é que o comunismo russo recebeu sobrevida por meio de pequenas concessões capitalista dentro do sistema.

O exemplo mais gritante é da agricultura, trazido pelo pesquisador C.A Knox Lovell, no artigo “The role of private subsidiary farming during the soviet seven‐year plan, 1959–65″. O regime comunista criou uma regra que permitia que 3% da terra nas fazendas coletivas fossem usados de forma privada pelos habitantes locais para sua subsistência. A regra também autorizava a comercialização do excedente, podendo as famílias permanecerem com o lucro das vendas. O resultado dessa concessão ao capitalismo e à propriedade privada é que um terço  de dos alimentos produzido pela agricultura russa era oriunda dessas terras privadas, nas quais os agricultores trabalhavam buscando o lucro. Ou seja, 3% das propriedades rurais produziam 33% do total de alimentos e os outros 97%, que pertenciam ao regime, produziam outros  66%.

Esse exemplo demonstra que um sistema baseado na propriedade privada dos meios de produção e na busca pelo lucro é muito mais efetivo para combater a fome do que um regime baseado na propriedade estatal. Isso acontece porque no primeiro caso existem incentivos para expandir e melhorar cada vez mais a produção, já que isso resulta em mais dinheiro no bolso do agricultor. Já no segundo caso, o agricultor não se sente impelido a produzir mais, pois independentemente de sua produção, ele sempre terá o mesmo retorno financeiro. Logo, o mais provável é que ele produza a quantidade que demandar menos esforço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s