Quando Estourar a Bolha Imobiliária vão Dizer que Ninguém Avisou…

Por Adolfo Sachsida (publicado originalmente no site institutoliberal.org.br)

 

Em meados de 2007 comecei a criticar o “novo” modelo econômico adotado no Brasil (como se não fosse uma cópia do modelo adotado na década de 1970). Agora que a crise é evidente, alguns dizem que já tinham avisado (o que é mentira) e outros dizem que não dava para prever isso (o que é absurdo). Bom eu avisei que 2015 seria um ano difícil, mas quando o fiz me chamaram de alarmista e irresponsável.

Desde meados de 2008 alerto que tem algo de errado no mercado imobiliário. Na época eu falava que ainda iria demorar um tempo para aparecer o problema, mas ele iria aparecer. Já há algum tempo eu alerto que existe bolha no mercado imobiliário, e que ela irá estourar com o aumento da taxa de juros nos Estados Unidos (algo que eu acredito que ocorrerá em 2015).

Quando a bolha imobiliária estourar vão dizer que ninguém avisou (mentira) ou então que era impossível prever (o que é um absurdo). Eu avisei que havia bolha no mercado imobiliário brasileiro, mas quando o fiz me chamaram de alarmista e irresponsável.

Para que não restem dúvidas, segue uma lista das pessoas que há um bom tempo alertam para a existência de bolha imobiliária:

1) Adolfo Sachsida  2) Mario Jorge Cardoso de Mendonça  3) Luciano D’Agostini  4) Sammy Dana

E, mais importante de todos: o site bolha imobiliária. Visite esse site e tire suas próprias conclusões. Esse site é uma fonte extremamente importante de informações sobre o mercado imobiliário brasileiro. Vale a pena acompanhá-lo.

Deixe um comentário

