Quantos Julianos Torres serão necessários para reagirmos?

Hoje aconteceu algo bem preocupante. A polícia federal intimou o diretor executivo e um dos fundadores dos Estudantes pela Liberdade, Juliano Torres, para depor sobre protestos ligados à Copa do Mundo Fifa. Isso configura uma clara intenção de intimidar grupos opositores e evitar as gigantes manifestações que tivemos em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações.

Já ouvi outros relatos de outras lideranças de diferentes movimentos, que vem sendo “convidados” para “colaborar” com a inteligência estatal. Só um cego não vê que isso é uma clara estratégia de enumerar bodes expiatórios no caso das coisas saírem de controle.Se houver confronto entre manifestantes e policiais durante a Copa, a polícia federal terá já em mãos vários nomes de “culpados” e “agitadores” para entregar à mídia e livrar a própria cara.

Uma das coisas que mais desnorteou os políticos foi não conseguir encontrar líderes  e propósitos claros nas manifestações. Isso escancarou o despreparo do estado para lidar com movimentos horizontais e multicêntricos, organizados por redes diversas. O objetivo da convocação de representantes de movimentos político-sociais é tentar criar um clima de insegurança e medo dentro de diferentes grupos para criar uma desmobilização geral. O estado espertamente usa os violentos black blocks como pretexto para convocar qualquer pessoa que tenha algum tipo de militância política.

Quando o fato de você defender e trabalhar por um movimento ideológico passa a ser motivo para ser intimado pelas forças policiais, entramos em um caminho muito perigoso de sufocamento das liberdades civis. Junte-se a isso o projeto que tipifica manifestações como terrorismo e entramos direto no rumo de implosão da nossa jovem democracia. A pergunta que não quer calar: quantos Julianos Torres serão necessários para reagirmos?

O filme Minority Report ilustra exatamente as consequências da falta de limites das forças de inteligência estatal. Assista o trailer abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s