25 anos de história sócio-econômica do Brasil em menos de três minutos!

por Carlos Góes (publicado originalmente no site mercadopopular.org)

 

Quatro infográficos para você entender a transformação sócio-econômica brasileira no último quarto de século em menos de 3 minutos.

1. Combate à inflação: Tudo começa com as reformas macroeconômicas da década de 1990. Sem a estabilização, nada seria possível. Em menos de quatro décadas, o Brasil foi de inflação crônica (1965-1974) à inflação altíssima (1975-1984) à hiperinflação (1985-1994) à estabilização (1995-2004) à atual meta de inflação de 4,5% ao ano.

inflacao

2. Redução da pobreza: Com a economia estabilizada, as pessoas puderam investir, poupar e tomar riscos. Em dois anos, o Plano Real tirou cerca de 9 milhões de pessoas da miséria. Na década seguinte, uma combinação de crescimento econômico, mudanças demográficas favoráveis e políticas sociais direcionadas aos mais pobres retiraria mais 20 milhões de pessoas da miséria.

pobreza

3. Redução da desigualdade: A partir de 1999, findado o ciclo de estabilização e estabelecido o tripé macroeconômico (metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário), a desigualdade começa a cair no Brasil. Na década de 2000, com a criação dos programas de transferência condicional de renda e crescimento econômico, a desigualdade cai de forma mais acelerada – como também acontece em outros países latino-americanos.

gini

4. Aumento do Desenvolvimento Humano: O resultado dessa combinação de estabilidade econômica, demografia favorável, uma década de crescimento mais alto e políticas públicas que passaram a ser melhor desenhadas em relação ao passado é a melhora nos indicadores de desenvolvimento humano no Brasil. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios, publicado ano passado pelo PNUD, os municípios brasileiros estão mais desenvolvidos e menos desiguais. O índice considera educação, expectativa de vida e renda.

idh

A lição é que, mesmo com tantas dificuldades, o Brasil avançou bastante nos últimos 25 anos – graças à inventividade e ao empreendedorismo de seu povo.  Reformas macroeconômicas que garantiram estabilidade e um ambiente mais propício ao investimento e crescimento foram essenciais para isso. Para que a situação continue a melhorar, precisaremos manter a estabilidade e de novas reformas que garantam mais crescimento e inclusão social no futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s