4 evidências que comprovam que Jair Bolsonaro é antiliberal

Bolsonaro

Por Pedro Valadares

Ultimamente, tem crescido, principalmente nas redes sociais, o número de apoiadores do deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ). Muitos desses seguidores se afirmam liberais e proclamam que o parlamentar é um dos maiores defensores do Liberalismo no Brasil. Essa confusão talvez se deva ao fato de muitas pessoas associarem o Liberalismo ao anti-petismo. Assim, qualquer um que se oponha ao PT ou à agenda dos partidos mais a esquerda passa automaticamente a ser classificado como liberal. Dessa forma, resolvi elencar aqui 5 fatos que comprovam que Bolsonaro é na verdade um defensor do estatismo e do corporativismo.

1 – Bolsonaro defende e exalta a ditadura militar

Muitos apoiadores do “Bolsomito” praguejam contra a ditadura cubana e o apoio dado pelo PT ao regime (no que estão certíssimo, diga-se). Contudo, quando se trata do golpe militar, essa revolta se transforma em exaltação do estatismo dos generais. Ou seja, a questão para Bolsonaro não é aumentar a liberdade, mas sim mudar a coloração ideológica dos donos do poder.

Todo ano, no dia 31 de março de 1964, ao invés de lamentar a ditadura e os inocentes que foram presos e torturados, ele prefere parabenizar os generais. Nada contra clarear o fato de que muitos grupos que combatiam os militares queriam na verdade implantar a ditadura comunista no Brasil. Isso é salutar. Mas usar esse fato para jogar confetes para torturadores estatistas adoradores do planejamento central que gerou a hiperinflação dos anos 80 é tudo, menos uma defesa do Liberalismo.

2 – Bolsonaro associa correntemente homossexualidade à pedofilia

O deputado do PP tem uma verdadeira cruzada contra os homossexuais. Ele diz que é contra apenas que o estado seja usado para implantar políticas compulsórias de defesa desse grupo, mas isso é claramente desmentido por seus discursos. Em um deles, o capitão afirma que Eleonora Menicucci, ministra da secretaria para políticas das mulheres, não representa as mães do Brasil, por afirmar que já teve relações com homens e mulheres. Também criticou o fato de ela ter orgulho da filha, que é homossexual.

Se Bolsonaro criticasse as propostas de Menicucci, não haveria problema nenhum, mas perceba no vídeo abaixo que as críticas são pessoais e focadas no preconceito. Esse não é um caso isolado. A oposição radical e discriminatória é uma das plataformas políticas do deputado.

3 – Bolsonaro é um representante dos interesses dos militares

Um liberal defende o indivíduo, não interesses corporativistas. A grande maioria das propostas de Bolsonaro estão voltadas ao aumento do salário e dos benefícios para os militares. Ou seja, utilizar recursos dos pagadores de impostos para fortalecer os integrantes das forças armadas. Nada contra os integrantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha e seus familiares, mas não dá para chamar de liberal alguém que trabalha claramente para expandir direitos de uma corporação.

4 – Bolsonaro defende a absolvição dos autores do massacre do Carandiru

Em 2 de outubro de 1992 uma briga entre presos da Casa de Detenção de São Paulo – o Carandiru – deu início a um tumulto no Pavilhão 9, que culminou com a invasão da Polícia Militar e a morte de 111 detentos. Qualquer liberal se posicionaria a favor da condenação dos policiais nesse caso. Afinal de contas, os presos já estavam lá cumprindo pena e não faz sentido eles serem mortos somente por serem presidiários.

Mas eis que Jair Bolsonaro subiu a tribuna da Câmara para defender a absolvição de todos os envolvidos.Defendendo que a medida foi branda, porque deveriam ter morrido mais de mil.

Conclusão

Meu objetivo aqui não é tratar especificamente do trabalho feito por Bolsonaro, mas sim do fato de ele ser tratado como um liberal. Se você gosta do deputado, não tem problema nenhum. Agora o que não faz sentido é tratar alguém com a folha corrida descrita aqui com um baluarte do Liberalismo.

7 comentários sobre “4 evidências que comprovam que Jair Bolsonaro é antiliberal

  1. Olha… Eu esperava argumentos muito, muito melhores.
    Se for só por isso ai ele não chega a ser realmente antiliberal. Vocês tão esquerdando.

    Curtir

    • Não? Defender ditadura e ser contra os direitos individuais do homossexuais? Acho que você precisa se aprofundar mais sobre liberalismo.

      Curtir

      • Ditadura militar que criava estatais pra caramba, que fazia um grande protecionismo, aumento exponencialmente a burocracia, emitia muito papel moeda gerando inflação. Resumo, um governo que deixou o estado super inchado. Quem defende um governo desse não é nada liberal.
        ps:Bolsonaro propôs fuzilar o FHC(que também não é liberal) por privatizar, mostrando que ele é um grande defensor das estatais.

        Curtir

  2. Amigo seus argumentos são esdrúxulo, fracos e incoerentes. Tem que absorver os PM’s msm, bandido bom é bandido morto. Salário do exército é horrível, deixei de ser tenente por causa do salário,

    Curtir

  3. Estes argumentos são muito fracos para enquadrar Bolsonaro como antiliberal. O artigo poderia afirmar que ele é conservador e até reacionário, mas os argumentos apresentados não embasam o título do artigo. Bolsonaro tem seus defeitos, porém possui grandes qualidades principalmente por se contrapor a esquerda dominante. O fato de defender o Regime Militar, como um movimento que salvou o Brasil de um regime comunista (este sim, anti liberal) não o enquadra como um anti liberal. O fato de defender interesses militares não invalida seus méritos, já que poucos são os parlamentares que apoiam as Forças Armadas e Órgãos de segurança. Ao contrário dos EUA já que lá tais temáticas são muito populares e contam com forte bancada no congresso.
    Ele no passado apresentou postura anti privatista, mas me parece que ele mudou alguns conceitos e está mais bem afinado com as ideias liberais. Como parlamentar tem seu lugar merecido. Como presidente precisa melhorar mais e evoluir.

    Curtir

    • Quer dizer então se combate um ditadura com outra ditadura? De onde você tirou que alguma pessoa liberal de verdade concorda com sua afirmação? Defender corporativistas do Estado não está nem perto de ser uma pauta liberal e isto o leva ainda mais longe do liberalismo. Sem contar que seu pensamento discriminatório e desrespeitoso com as liberdades civis (liberalismo não é só o lado econômico) das minorias faz com que ele seja um exemplo a ser combatido exatamente por quem tem o pensamento liberal. Se o Bolsonaro defende seus ideais eu não sei, mas os do liberalismo eu tenho certeza que ele não defende (na verdade é uma ameaça).

      Curtir

Deixe um comentário