10 pontos para os liberais observarem em 2015

2015O ano de 2014 chega ao final e eu aproveito para escrever um texto destacando 5 pontos para quais todo liberal deve dedicar alguma atenção no ano que vem chegando (a ordem estabelecida aqui é totalmente aleatória, não há nenhuma hierarquização entre os assuntos):

1 – Avanço da legalização da maconha

O Uruguai deve implantar no ano que vem seu modelo de venda da erva, focado no governo. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o uso recreativo já está legalizado nos estados do Colorado, Washington, Oregon, Alaska e no distrito de Columbia, em uma esquema mais aberto para o mercado. Aqui no Brasil, a Anvisa finalmente legalizou a venda de remédios com base em canabidiol. É fundamental observar como será operacionalizada a venda e se os médicos serão pressionados de alguma maneira.

2 – Eleições americanas

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecerão somente em 2016. Contudo, em 2015, ganhará força a mobilização dos potenciais candidatos para as primárias partidárias. Atualmente, os favoritos são Jeb Bush, pelo partido republicano, e Hillary Clinton, pelos democratas. Outro ponto de atenção é ver como o movimento libertário vai se comportar. Eles apoiarão em massa a campanha de Rand Paul, filho do ícone Ron Paul, ou tentarão expandir a presença do Libertarian Party, com Gary Johnson?

3 – Joaquim Levy x Desenvolvimentistas do PT

O novo ministro da Fazenda tem tendências mais liberais e um histórico de corte de gastos. É interessante observar como o fogo amigo do governo irá atingir Levy e qual a liberdade de atuação que ele terá. Também é importante seguir até que ponto a presidente Dilma vai abrir mão de suas crenças no estado empresário e vai permitir um controle mais severo dos gastos e da inflação.

4 – Petrolão e protestos anti-Dilma

A investigação do propinoduto da Petrobrás já colocou empresários compadres do governo atrás das grades. Para 2015, ficou reservado a parte política do esquema. Vale ficar de olho em quem será atingido pelas denúncias e como isso irá alimentar os protestos contra a presidente. Também vale observar qual o caminho tais manifestais terão, irão apoiar a volta dos militares ou fortalecerão uma agenda mais liberal? Ou apenas perderam força e sumirão de vez?

5 – Olimpíadas do Rio 2016

Os Jogos Olímpicos do Brasil estão chegando e 2015 será o momentos dos eventos teste. Será que teremos manifestações de grande vulto como ocorreu em 2013 durante a Copa das Confederações? Outro ponto de atenção são as desapropriações que o estado irá fazer de famílias pobres, para construções da infraestrutura das Olimpíadas. Todo liberal que se preze deve apoiar o direito de propriedade dos mais pobres.

Uma curiosidade será saber se, com a nomeação de um representante da igreja universal para o ministério dos esportes, o bispo Edir Macedo estará ao lado de Dilma na cerimônia de abertura do evento.

6 – Reaproximação Estados Unidos e Cuba e crescimento do mercado privado na ilha

Raul Castro já vinha se vendo obrigado a tomar diversas medidas liberalizantes para evitar o colapso total na ilha. Criou um processo de unificação das moedas do país, facilitou a entrada de dinheiro de cubanos que moram no exterior, liberou a saída de oposicionistas do país e abriu alguns mercados para empreendedores locais. Agora, com a reaproximação dos Estados Unidos e o iminente fim do embargo, a ditadura cubana perderá uma de suas bastiões e não terá mais justificativa para a falta de desenvolvimento do país. É importante no entanto ver como o partido republicano, capitaneado pelos apoiadores do senador Rick Rubio, irão se comportar para evitar o fim do embargo.

7 – Preparação do partido Novo para as eleições municipais de 2016

Em 2016, o partido Novo provavelmente fará sua estreia no campo eleitoral. A agremiação denomina-se liberal e prega ideias pró-mercado. Contudo, é fundamental acompanhar como o partido irá se comportar em 2015. Irá buscar ampliar sua base por meio de eventos e divulgação de ideias ou vai se aproximar dos políticos tradicionais em busca de alavancar seus votos?

8 – Eleições na Grécia e avanço da extrema esquerda

A Grécia é a maior ícone das políticas de austeridade da União Europeia. O país se tornou uma espécie de “Geni” do bloco, sendo usado como exemplo de má gestão das contas públicas. No dia 25 de janeiro, os gregos irão eleger novos comandantes e o favorito é o partido de extrema esquerda Syrisa. Eles pregam o fim das políticas de austeridade fiscal e renegociação dos pacotes acertados com o Banco Europeu e o FMI. A vitória vermelha pode impulsionar novas vitórias socialistas pela Europa e prolongar ainda mais a crise na região.

9 – Venezuela

O governo bolivariano encabeçado por Nicolás Maduro vem sofrendo com constantes manifestações. Para revidar, tem lançado mão da prisão de opositores e de melícias armadas nas ruas. Contudo, diante da crescente escassez de vários produtos que o país vem vivendo e da galopante inflação, a insatisfação popular não para de crescer. Agora, com a queda do preço do Petróleo, o governo venezuelano se vê em um beco sem saída, o que pode por fim ao regime iniciado pelo falecido comandante Chávez.

10 – Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet foi contado em verso e prosa esse ano como uma grande conquista da sociedade. Contudo, a história demonstra que quando o governo se propõe a regular determinado mercado, a liberdade individual acaba sendo posta em segundo lugar e interesses de grandes grupos econômicos e políticos, com recursos para investir em lobby junto ao estado, acabam se sobressaindo. O mercado de telefonia, sob a tutela da Anatel, transformou-se em um grande oligopólio, na qual um grupo restrito de grandes corporações influenciam a redação de normas para impedir a entrada de novas empresas no mercado. Temos que ficar de olho para o mesmo não acontecer com a internet, um dos últimos territórios livre da intervenção estatal.

Feliz 2015 a todos! Que seja um ano cheio de liberdade e realizações!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s