Nunca deseje uma ditadura!

Nos últimos protesto contra o governo petista, surgiram várias pessoas que desejam a volta de um governo militar. Confesso que me surpreendi com a quantidade de pessoas que consideram a ditadura uma forma de governança mais limpa e livre de corrupção.

Há grupos de judeus que sentem medo de que a geração que não viveu os horrores do holocausto não entenda a dimensão da tragédia que ocorreu nos campos de concentração. Ao ler alguns comentários aqui, também senti receio de que algumas pessoas não entendam bem o que ocorreu durante a ditadura militar.

Afortunadamente, não vivi aquela época. Porém, tenho a consciência de que nenhum governo que tenha feito uso de praticas como tortura, censura, toque de recolher entre outras, possa ser bom para qualquer sociedade.

Também é preciso esclarecer que ditaduras não acontecem somente sob governos militares.Cuba até hoje aprisiona pessoas contrárias ao regime e exige autorização para que seus habitante (ou prisioneiros?) possam sair da ilha. Ou seja, para visitar outro país, não basta a um cubano conseguir um visto da nação que pretende visitar, é necessário que o “governo” dê autorização, como se fosse dono da pessoa.

Para mim, parece incompreensível que muitas pessoas louvem o governo chinês por seus feitos, deixando de lado o fato de que os chineses, em sua imensa maioria, não tem seus direitos individuais respeitados. É realmente impressionante como as pessoas se iludem achando que a China é uma alternativa melhor à influência americana.

Por mais que algumas pessoas possam considerar os norte americanos “imperialistas”, é necessário pensar que pelo menos eles são um Estado de Direito, com imprensa livre, com liberdade de associação entre outros luxos democráticos que a China e outras ditaduras preferem evitar.

Ditaduras não são menos corruptas. Elas apenas são menos transparentes. Não é à toa que o primeiro ato de qualquer governo ditatorial é eliminar as vozes dissonantes. A pior democracia do mundo será sempre MUITO melhor que a melhor ditadura.

Então, gostaria de pedir a todos que não se deixem levar por uma idealização de ditadores incorruptíveis. As ditaduras são tudo de ruim que já escreveram e muito mais. Só conhecemos a ponta do iceberg, os porões continuam fechados.

Anúncios

4 comentários sobre “Nunca deseje uma ditadura!

  1. Quem não viveu a época da ditadura não tem como comparar com a realidade atual.
    É óbvio que torturas, falta de liberdades, falta de justiça são os contras da ditadura. Mas o que se debate não é somente isso. Na época da ditadura os bandidos não tinham vez e as obras andavam, o país tinha educação pública de qualidade, tinha hospitais que atendiam as pessoas e o povo tinha esperança e nacionalismo. Hoje não temos saúde, educação, as obras demoram para ficarem prontas, quando ficam estão superfaturadas, os bandidos dominam as ruas e os cidadãos estão presos em casa.
    O debate se dá ao nível de quanto vale a pena perdermos nossos direitos de expressão, a direitos humanos para em troca termos segurança, educação e saúde.
    Para os que querem a volta da ditadura essa balança soa benéfica, enquanto para outros essa balança pesa mais para o lado das liberdades individuais, portanto são contra a volta da ditadura.
    Agora fazer uma pauta onde a volta da ditadura significaria somente torturas, falta de liberdades e censuras, sem nenhum outro beneficio; soa simplório, além de ofender a capacidade intelectual e de discernimento do leitor.
    Portanto recomendo que converse com os que viveram nessa época e veja o que eles tem a dizer, pois esses sim tem a capacidade de pesar na balança qual modo de governo é mais vantajoso.
    Agora se tudo sabes sobre a ditaduras foi lido na imprensa terás somente um lado da história pois nenhum jornalista, escritor, ou compositor será a favor da ditadura, pois, essa restringe exatamente no direito que mais pesa para essas profissões, que é o direito de imprensa livre. Agora pense um pouco no que a imprensa faz com a liberdade que lhes é dada, se eles usam desse poder para informar as pessoas e criar uma sociedade melhor ou utilizam-se dessa liberdade para tentar manipular a população.

    Curtir

    • Renato, seu argumento não se sustenta. O fato de alguns quererem uma ditadura, implicará na perda da liberdade inidivual de todos. Já o fato de alguns não quererem ditadura, em nada afeta a vida dos demais.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s